quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Obesidade extrema pode encurtar a vida em 12 anos, diz estudo

Um estudo publicado pelo site do USA Today , e realizado por economistas da área de saúde da Reaserch Triangle Park, N.C, afirma que pessoas com obesidade extrema vivem de 3 a 12 anos menos que pessoas com peso normal. A obesidade extrema, ou mórbida - como é mais conhecida - é considerada quando uma pessoa está 45kg acima do seu peso ideal (ou seu índice de massa corpórea ultrapassa 40).

Segundo o Cirurgião Bariátrico Marcelo Maiorano, as complicações de saúde que uma pessoa pode acarretar com peso excessivo são preocupantes. "Problemas que aparecem com a obesidade extrema como diabetes tipo 2, hipertensão arterial e o aumento do colesterol no sangue, fazem com que o risco de um infarto do coração ou derrame se eleve consideravelmente. É por isso que a obesidade mórbida pode reduzir a vida de uma pessoa em até 12 anos", disse.

O estudo também apontou que cerca de 66% dos adultos que vivem nos EUA estão acima do peso ou obesos. "No Brasil, essa porcentagem é menor e chega a ser em torno de 40%." O médico também explica que as ocorrências de obesidade podem ocorrer com mais frequência em negros, quando comparado com brancos, e em mulheres quando comparadas com homens.

A Reaserch Triangle Park, N.C analisou dados de 366 mil norte-americanos e chegaram às seguintes conclusões:

- O excesso de peso foi responsável pela perda de aproximadamente 95 milhões de anos de vida nos EUA em 2008.

- Obesos não fumantes, com índice de massa corpórea em torno de 30, têm uma redução de um ano de vida ou menos.

- Os fumantes são os que pagam o preço mais alto. E os fumantes excessivos são os mais afetados. Um homem branco, de 18 anos, com peso normal e não fumante, tem uma expectativa de vida de 81 anos. Mas se ele é extremamente obeso, e fumante, a expectativa cai para 60 anos. Uma diferença de 21 anos.

Eric Finkelstein, um dos autores do estudo, afirma que estar moderadamente acima do peso não afeta muito na expectativa de vida das pessoas, pois hoje existem tratamentos para controlar problemas de saúde resultantes do sobrepeso, como alto colesterol, hipertensão e diabetes. "As pessoas precisam se preocupar com o sobrepeso quando possuem circunferência abdominal maior que 80cm, para as mulheres, e 94 cm para os homens. Essas têm risco elevado para diabetes tipo 2 e hipertensão", disse Maiorano.

Uma pesquisa adicional conduzida pela mesma instituição mostra que as maiores despesas médicas dos norte-americanos são com medicamentos para controlar a obesidade. Pessoas acima do peso tiveram um custo estimado ao país de US$147 bilhões nas contas medicas em 2008 - o dobro de uma década atrás.

Colesterol ou triglicérides: qual pesa mais na sua saúde?

Muitas pessoas passam pelo conhecido "ritual" de realizar exame de sangue para avaliar os níveis de colesterol e triglicérides. E o retorno ao consultório médico sempre é acompanhado por um friozinho na barriga. Afinal, e se as taxas dessas substâncias estiverem alteradas?

O receio em relação ao resultado tem justificativa. De acordo com os especialistas, o excesso desses dois tipos de gordura de nomes esquisitos, na corrente sangüínea, pode, sim, oferecer riscos à saúde. Infelizmente, o que a maioria das pessoas sabe sobre esses "supostos vilões" termina aí.

Quer um exemplo? Talvez você ainda não saiba, mas essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do organismo - se estiverem na medida certa, é claro. Tanto que boa parte do colesterol e do triglicérides é "fabricada", naturalmente, pelo nosso fígado. No caso da quantidade de colesterol no sangue, aliás, só 30% dela vem de uma alimentação inadequada, geralmente rica em gordura. O restante (70%) é culpa do nosso próprio metabolismo.

"O colesterol é importante para a manutenção da membrana celular, a síntese (ou produção) da vitamina D e a produção da bile e dos hormônios sexuais", explica Edna Nakandakari, médica e chefe do Laboratório de Lípide da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O triglicérides, por sua vez, é uma gordura que fica armazenada no tecido adiposo, como importante estoque de energia. "A diferença é que os erros alimentares são mais determinantes na elevação dos triglicérides", afirma.

O que pesa, portanto, contra a sua saúde não é propriamente o colesterol ou o triglicérides, mas a quantidade que essas gorduras aparecem em seu sangue. E ainda há muito mais a saber. Confira, abaixo, e anote. Segundo os especialistas, conhecer bem os nossos "inimigos", é o primeiro passo para combatê-los.

Colesterol
O que é
Um tipo de gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. O colesterol é transportado na circulação sangüínea de carona com proteínas especiais, as lipoproteínas, mais conhecidas como LDL e HDL.

O LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. É chamado de colesterol ruim, porque pode se acumular nas paredes das artérias.Por isso, quanto menor sua quantidade no sangue, melhor.

Já o HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de "varrer" da circulação o excesso de colesterol e encaminhá-lo para o fígado. Por esta razão, é considerado um "bom moço".

De onde vem
Além de ser produzido no fígado, ainda é encontrado em alimentos de origem animal, tais como carne de qualquer tipo (inclusive peixe e frango) e laticínios.

Qual sua importância
É importante para a manutenção da membrana celular, síntese de vitamina D, além da produção de importantes hormônios, incluindo os sexuais. E, conforme aponta o endocrinologista Cristiano Roberto Grimaldi Barcellos do Hospital Professor Edmundo Vasconcellos, o HDL (bom colesterol) age como protetor das artérias, já que evita o entupimento pelo LDL (mau colesterol) e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares.

Riscos do excessoO médico Cristiano Barcellos conta que, em excesso, o LDL (mau colesterol) se acumula no interior das artérias e forma uma placa de gordura, gerando o entupimento, que é denominado aterosclerose. Isso predispõe as pessoas ao enfarte ou derrame (também conhecido como acidente vascular cerebral, o AVC).

Como controlarMonica Romualdo, nutricionista do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital do Coração (HCor), acredita que o melhor caminho para controlar o colesterol é a reeducação alimentar. Entretanto, há quadros em que o fator genético age de maneira desfavorável, e a pessoa apresenta certa disfunção na produção do colesterol. Afinal, como já foi dito anteriormente, 70% dessa gordura é sintetizada no fígado. "Em casos de altos índices de colesterol, é essencial o trabalho conjunto de nutricionista e médicos", diz. Segundo a médica Edna Nakandakari, da USP, existem inclusive medicamentos específicos para ajudar a reduzir o colesterol nessas situações.

Atividades físicas ainda contribuem para aumentar o HDL (o bom) e, assim, forçar indiretamente a redução do LDL (o mau). Para isso, Barcellos recomenda a prática de 30 minutos de exercícios aeróbicos, cinco vezes por semana.

Triglicérides
O que é
Um tipo de gordura que funciona como importante fonte de energia. É encontrado e armazenado no tecido adiposo.

De onde vemSão produzidos pelo fígado e também provenientes tanto da gordura animal quanto da vegetal, além dos carboidratos e das bebidas alcoólicas. "Quase tudo que uma pessoa ingere é transformado em triglicérides no organismo", comenta a nutricionista Monica Romualdo.

Qual sua importânciaSem eles, não há vida, porque as células, tecidos e órgãos dependem da energia que vem dos triglicérides para funcionar.

Riscos do excessoO nível de triglicérides aumenta, principalmente, pela má alimentação e pelo excesso de peso (uma vez que esse tipo de gordura fica armazenado no tecido adiposo). Esse aumento pode gerar uma grave doença chamada pancreatite, que, se não for tratada, pode levar à morte. Nesse caso, os triglicérides "entopem" canais do pâncreas, gerando uma inflamação.

Como controlarA taxa de triglicérides eleva-se basicamente por erros alimentares. Portanto, para corrigir um alto índice dessa gordura no sangue é necessário manter uma dieta balanceada, reduzindo a quantidade de carnes, leite e derivados e outros alimentos de origem animal, óleos e cremes vegetais, carboidratos (pão branco, açúcar refinado, massas) e álcool. Vale investir também em frutas, legumes e verduras, uma vez que a presença de fibras nesses alimentos reduz a absorção de todos os tipos de gordura.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lipoaspiração da ginasta Daniele Hypolito gera polêmica no mundo do esporte

Quando voltou das férias após mais um exaustivo ciclo olímpico, em janeiro, Daniele Hypolito percebeu que havia algo errado com seu corpo. Com 24 anos e três Olimpíadas no currículo, ela já estava acostumada ao esforço extra para acabar com os quilinhos a mais adquiridos nos momentos de lazer. No entanto, desta vez, a malhação e a boca fechada não resolveram o problema. A experiente atleta resolveu então radicalizar. Partiu para uma lipoaspiração que acabou com as gordurinhas no abdômen e lhe trouxe de volta algo fundamental para competir: a autoestima.
Daniele fez a cirurgia no início de maio. Ela não fala em números, mas garante que os momentos de desconforto durante os treinos - recém-operada, a pele tende a se esticar - têm valido a pena.

- Achei que seria uma solução boa para mim, então segui minha cabeça e procurei as pessoas certas. Meu médico disse que, se não precisasse fazer nada, ele ia falar. Tive total apoio da minha família, que é o mais importante. Tem pessoas que vão concordar, tem pessoas que não vão. Mas o importante é a pessoa se sentir bem, independentemente de ser atleta ou não - afirma.

Daniele diz ter feito o procedimento pensando em seu desempenho na ginástica. No entanto, para João de Moraes Prado Neto, presidente da filial regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a lipoaspiração traz mais resultados estéticos do que esportivos.
- Se você tem uma atleta que apresenta gordura localizada, ela pode fazer (uma lipoaspiração) sem problemas. Mas a cirurgia vai remover 200mg, 300mg de gordura. Isso não faz diferença em relação à performance - explica.
Algumas atletas não têm pudor ao assumir que foram para a sala de cirurgia por causa da vaidade. Um exemplo é a jogadora Virna, do vôlei. A potiguar, que colocou silicone em 2000, não descarta outros procedimentos no futuro.

- Só não pode virar uma dependência. Tem mulheres que vivem querendo mudar. Neste caso, o problema é interno, vira uma doença. Se for só um ajuste, que vai fazer você se sentir melhor, por que não?

Juliana Veloso quis ficar menos 'popozuda'

Também há nove anos, a saltadora Juliana Veloso fez um procedimento pouco usual. Insatisfeita com o tamanho de seu bumbum, decidiu fazer uma lipoaspiração para deixá-lo menor e não chamar tanta atenção.

- Dizem que anatomicamente poderia fazer alguma diferença para o meu esporte, mas no meu caso eu fiz porque não me sentia bem. O médico não queria tirar, mas eu não aguentava mais as piadinhas na rua, o fato de me identificarem em competições internacionais como “aquela do bundão” - lembra.

A atleta, que dará à luz Pedro até o fim deste mês, tentará, apenas com dieta e exercícios, acabar com os 14kg adquiridos por causa da gravidez.

- Eu só faria uma cirurgia depois de ter esgotado todas as minhas possibilidades. Sou contra fazer isso só para emagrecer, ainda mais para atletas. Temos que tomar cuidado, porque esse tipo de procedimento está ficando muito banalizado. É uma cirurgia e tem seus riscos - alerta.

sábado, 15 de agosto de 2009

Ocronose

Ocronose ou alcaptonúria é uma condição mórbida, rara, devido a um erro inato do metabolismo da fenilalanina e tirosina, transmitido de forma autossômica recessiva. Resultando na deficiência completa da enzima ácido homogentísico oxidase (HGO), causada por mutação no gene 3q (3q21 – q23), levando ao acúmulo do ácido em diversos órgãos e tecidos, com aumento de sua excreção urinária. As manifestações clinicas caracterizam-se por pigmentação sepia da esclera e das cartilagens da orelha e do nariz. Observa-se ainda, coloração negra e pardo-esverdeada das secreções sebáceas.


As manifestações osteoarticulares surgem por volta de 30 anos, como uma artropatia crônica, provocada pela infiltração do ácido gentisico nas cartilagens articulares. Na coluna vertebral, lembram a espodiloartrose, com extensa calcificação dos discos intervertebrais, especialmente na região lombar; a calcificação e a ossificação incluem a sínfese púbica, a cartilagem costal, os ligamentos e os tendões periféricos.
A calcificação progressiva dos discos intervertebrais leva a formação de pontes osseas, originando a imagem radiológica de “coluna em ferrovia”. No esqueleto periférico, os joelhos, os quadris e os ombros são mais acometidos da formação de osteofitos e cistos subcondrais, devido a doença articular degenerativa.
O depósito de pigmento ocronótico pode ocorrer, também, na membrana timpânica e ossículos do ouvido médio causando hipoacuisa ou surdez. Na pele exibe coloração azul enegrecida em regiões de alta concentração de glândulas sudoríparas e de tecido cartilaginoso.
O pigmento ocronótico pode formar cálculos na bexiga, rins, ureteres e uretra. O local mais acometido é a próstata, cujo pH alcalino resulta na rápida polimerização do ácido homogentísico. Os cálculos resultam tanto em obstrução vesical como prostática, ocorrendo infecções repetidas do trato urinário e uremia.
Diagnóstico diferencial – O diagnóstico diferencial deve incluir artropatia hemofílica, sinovite vilonodular pigmentada, artropatia associada a hemocromatose e espondilite anquilosante.
Tratamento – Artropatia ocronótica não apresenta cura até o presente momento, pois a deficiência da enzima não pode ser tratada. Deve ser feita restrição de tirosina e fenilalanina da dieta, o que reduziria a excreção do ácido homogentísico na urina. Alguns estudos sugerem que altas doses do ácido ascórbico previnam a interação do pigmento ocronótico com os tecidos. Ensaios clínicos estão avaliandoa eficácia do nitisinose, inibidor da enzima precursora do ácido homogentísico.A terapêutica atual baseia-se em medidas sintomáticas como o uso de analgésicos, antiinflamatórios não-hormonais (AINHs), fisioterapia, infiltração intra-articular com corticóide. Finalmente, artroplastia de ombros, quadris e joelhos se faz necessária naqueles casos graves de artropatia ocronótica.

Importância e benefícios da atividade física na saúde

As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente.

Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta.

Atividade física também:
* ajuda a controlar o peso corporal;
*contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
* reduz o índice de quedas em idosos;
* ajuda a aliviar a dor da artrite;
* diminui os sintomas de ansiedade e depressão;
* e está associada a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação.

Ainda mais, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por 5 ou mais dias da semana.

Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os risco de morte prematura das seguintes formas:


Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e as chances de morrer disso
Reduz o risco de infarto.
Reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque.
Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL.
Diminui o risco de desenvolver pressão alta.
Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.
Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina).
Reduz o risco de câncer de cólon.
Ajudas as pessoas a conseguirem e manter um peso ideal.
Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade.
Promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse.
Ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.
Ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair o ficar excessivamente cansadas.

O que é parada cardíaca ou cárdio-respiratória

A parada cardíaca, ou cárdio-respiratória, é uma condição na qual o coração pára de bater subitamente e inesperadamente. Quando isso acontece, o sangue pára de fluir para o cérebro e outros órgãos vitais.

A parada respiratória geralmente coincide, é precedida, ou leva a uma parada cardíaca por hipoxemia. A parada cárdio-respiratória geralmente leva à morte se não for tratada dentro de minutos.

Visão geral da parada cardíaca ou cárdio-respiratória

Para entender a parada cárdio-respiratória ajuda saber como o coração trabalha. O coração tem um sistema elétrico interno, que controla a taxa e ritmos dos batimentos cardíacos. Problemas no sistema elétrico podem causar ritmos cardíacos anormais, chamados arritmias. Existem muitos tipos de arritmias. Durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar, ou em ritmo irregular. Algumas arritmias podem fazer com que o coração pare de bater. Esses são os tipos de arritmias que causam parada cardíaca.

A parada cardíaca não é a mesma coisa que ataque cardíaco. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo a parte do músculo do coração é bloqueado. Durante um ataque cardíaco o coração geralmente não pára subitamente de bater. A parada cardíaca, porém, pode ocorrer depois ou durante a recuperação de ataque cardíaco.

Pessoas que têm doença cardíaca possuem risco mais elevado a sofrer parada cárdio-respiratória. Entretanto, a maioria das paradas cárdio-respiratórias acontecem em pessoas que pareciam saudáveis e que não tinham nenhuma doença cardíaca conhecida ou outro fator de risco.

Prognóstico para pessoas com parada cárdio-respiratória

Em torno de 95% das pessoas que tiveram parada cárdio-respiratória morreram disso, a maioria em minutos. O tratamento rápido da parada cárdio-respiratória com um desfribilador pode salvar a vida da pessoa. O desfribilador é um aparelho que envia choques elétricos ao coração para tentar restaurar seu ritmo normal. Desfribiladores automáticos podem ser usados por passantes para salvar a vida de uma pessoa tendo parada cárdio-respiratória.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Além do mau cheiro, lixão desenvolve doenças nos moradores de Seropédica

O RJ Móvel está em Seropédica para falar de um problemão: um lixão no bairro Boa Esperança. De acordo com o morador Davi, a área era uma lagoa; “Eu já tomei banho aqui há 40 anos atrás e pescava aqui”.

Tem famílias que moram ao lado do lixão e isso traz muitos problemas. “Problema de doença de pele, respiratórias. Eu mesmo já tive problemas respiratórios aqui por causa do lixão. A fumaça a noite toda, pernilongo, mosca”, conta Davi.

O RJ Móvel conversou também com outros moradores e saiba como é o dia a dia deste povo.

Uma das reclamações dos moradores é a quantidade de caminhões que passam pelo bairro e que claro, levantam diariamente a poeira. Para quem tem crianças em casa, a situação é muito difícil.

“O problema é que a poeira entra para toda de casa, as crianças sofrem muito com problemas respiratórios”, diz uma moradora.

A fumaça e o mau cheiro provocados pelo lixão atingem pelos menos duas comunidades. Com dias chuvosos, os problemas diminuíram, mas os moradores dizem que a noite as doenças respiratórias aparecem.

“Bronquite, problemas sérios mesmo. Eu estou há 18 anos no bairro e quando eu cheguei já tinha o lixão. Com o tempo foi piorando cada vez mais”, fala uma senhora.

“Você sai de casa bonitinho, limpinho e chega lá fora todo empoeirado”, conta outra moradora.

Bem perto da lixeira fica o posto de saúde que atende os moradores da região. Sempre tem muita criança.

“Alergia, bronquite tudo por causa desta poeira. Esses caminhões passam ai e é uma poeirada dentro de casa que a gente não se aguenta”, conta outra senhora.

O presidente da Associação de Moradores, Ângelo Almeida, conta que uma usina de reciclagem foi montada na tentativa de melhorar o aproveitamento do lixo e diminuir as queimadas: “Essa lixeira, a gente quer que faça com que esta usina que tem ali esta reciclagem funcione. São crianças passando mal, a noite isso aqui você não consegue ver, de tanta fumaça produzida por esta lixeira. Hoje, a usina não funciona”.

O lixão é um problema muito sério e também muito antigo. Já funciona aqui, segundo os moradores, há mais de 50 anos. O RJ Móvel conversou com a Renata Gonzaga, coordenadora de projetos da secretaria Municipal de Meio Ambiente de Seropédica.

RJ Móvel - Quais foram os trabalhos que vocês já fizeram?

Renata Gonzaga – A cerca de três anos estes resíduos eles ocuparam praticamente toda pista, você não tinha mais acesso a rua. Nós fizemos uma adequação. No ano passado nós estabelecemos um compromisso junto ao Ministério Público e a antiga Feema, hoje Inea, onde nós vamos adequar o atual vazadouro em aterro controlado. Para isso nós fizemos algumas modificações, construção de guarita, delimitação da área e planagem do terreno.

O principal problema reclamado pelos moradores foi a fumaça. O que vocês pretendem fazer?

Nós vamos canalizar. Isso é uma combustão espontânea, não há nenhum tipo de incineração por parte nem da prefeitura, nem dos moradores. O gás metano é formado naturalmente através dos resíduos.

O que pode ser feito? Tem um prazo para que isto melhore? Os moradores não agüentam mais.

Estabelecemos este prazo junto ao Ministério Público até o início de outubro de 2009. A gente acredita e nós vamos conseguir junto as secretarias associadas da prefeitura e de municipal de Seropédica, adequar esse lixão, atual vazadouro, para ter controlado no tempo indeterminado.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Teníase

A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda, representada por parasitas intestinais. Em razão deste modo de vida, esses indivíduos não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.
Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos. Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal. A Taenia solium, possui nesta região, ainda, ganchos cujo conjunto é denominado rostro, auxiliando também na fixação.
As tênias são hermafroditas, uma vez que cada proglótide possui sistema reprodutor masculino e feminino.No ciclo da teníase, o animal humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são considerados hospedeiros intermediários. No hospedeiro definitivo, o animal adulto fica fixado às paredes intestinais e se autofecunda. Cada proglótide fecundada, sendo eliminada pelas fezes, elimina ovos no ambiente. Esses podem contaminar a água e alimentos, gerando grande possibilidade de serem ingeridos por um dos hospedeiros.
Ocorrendo a ingestão pelos hospedeiros intermediários, estes têm a parede do intestino perfurada pelo embrião contido no ovo, que se aloja no tecido muscular. Este, alojado, confere à região um aspecto parecido com canjica – e é por esse motivo que algumas pessoas chamam esta doença pelo nome de “canjiquinha”.
Ao se alimentar da carne crua ou mal passada do animal contaminado, o homem completa o ciclo da doença. O animal se desenvolve até o estágio adulto no intestino humano e pode conferir ao portador dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjôos, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia. O hospedeiro definitivo tem potencial de continuar o ciclo da doença, caso suas fezes contaminem a água e alimentos dos hospedeiros intermediários ou de outras pessoas.
Um indivíduo que ingere ovos da Taenia solium diretamente, pode ter seu organismo bastante comprometido, uma vez que o embrião (oncosfera) passa do intestino para a corrente sanguínea. Com o auxílio de suas ventosas e, principalmente, dos ganchos, pode se alojar no cérebro, olhos, pele ou músculos – inclusive do coração - podendo conferir ao portador quadro de cegueira definitiva, convulsão ou, até mesmo, óbito.

Este processo de ingestão direta do ovo da tênia do porco pelo indivíduo humano é denominado cisticercose. Essa pode ser causada também por outra espécie de cestoda, Echinococcus granulosus, que parasita o intestino de cachorros.
Medidas de prevenção incluem o saneamento básico (tratamento de água e esgoto), fiscalização das carnes de porco e boi; cozimento prolongado da carne com cisticerco antes da ingestão; tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização, incentivando bons hábitos de higiene no dia-a-dia.

Alergias


O que é alergia

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico. Sabe-se que a cada novo contato com o agente desencadeador, ela ocorrerá mais rapidamente e se manifestará de forma mais agressiva.
Processo alérgico
Antes de entendermos como ocorre o processo alérgico, é interessante entendermos que a imunoglobulina é uma proteína de grande importância ao organismo humano, pois é ela que inicia o processo de defesa contra a invasão de microorganismos e infecções.Ela percorre o organismo através da circulação sanguínea e reage imediatamente contra o agente invasor assim que o identifica. Esta identificação se dá através do linfócito de memória, e este, pode ficar no organismo durante toda a vida.Durante seu ataque ao antígeno (corpo estranho), o anticorpo se fixa a ele promovendo a liberação de histamina, responsável pelos sintomas alérgicos. A histamina é liberada pelos linfócitos na região onde se encontra o corpo estranho e também em outras regiões onde não há sua presença. Este processo leva a formação de vários edemas pelo corpo e pode tornar-se extremamente perigoso dependendo de sua localização.A especialidade médica que estuda as doenças relacionadas aos processos alérgicos é a alergologia. Esta especialidade está estreitamente relacionada com a imunologia, dermatologia e pneumologia. Esta relação é muito importante, uma vez que os processos alérgicos estão ligados ao sistema imunológico e se manifestam freqüentemente na pela e no sistema respiratório.

domingo, 9 de agosto de 2009

Esta categoria de artigos se presta para o fórum de casos clínicos propostos pelos internautas com dúvidas sobre condutas diagnósticas e terapêuticas. Os colegas internautas poderão deixar opinião a respeito do assunto na sessão comentários. A imagem abaixo é do Médico fisiologista alemão Willem Einthoven (1860 – 1927) nascido em Semarang, Java, então Índia Alemã do Leste, professor na Universidade de Leiden (1886-1927), considerado o pai da eletrocardiografia e que ganhou o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1924) pela descoberta do mecanismo do eletrocardiograma. Filho de Jacob Einthoven e de Louise M. M. C. de Vogel, iniciou seus estudos em Groningen, mas com dez anos perdeu o pai, e sua mãe com seus seis filhos mudou-se para Utrecht. Começou a estudar medicina (1878), obteve o Ph.D em medicina pela Universidade de Utrecht (1885) com a tese Stereoscopie door kleurverschil, e tornou-se professor fisiologia na Universidade de Leiden (1886), Holanda, sucedendo A. Heynsius, e onde ficou até sua morte.
Caso clínico
Mulher de 55 anos, no período pós-menopausa, vem apresentando dor pré-cordial aos esforços de caminhar 200 metros em ladeira nos últimos 3 meses. Foi realizado teste ergométrico que mostrou supra desnivelamento do segmento ST. Como agir nesse caso?










Ansiedade nos idosos

A velhice é um período normal no ciclo vital, caracterizados por algumas mudanças físicas, mentais e psicológicas. Existem algumas alterações que não são classificadas como doenças, mas há alguns transtornos que são mais comuns em idosos como: Transtornos depressivos, transtornos cognitivos, fobias e transtornos por uso de álcool.
Fatores psico- sociais de risco também predispõem os idosos a transtornos mentais:- Perda de papéis sociais;- Perda da autonomia;- Morte de amigos e parentes;- Saúde em declínio;- Isolamento social;- Restrições financeiras e- Redução do funcionamento cognitivo (capacidade de compreender e pensar de uma forma lógica) com prejuízo na memória.
Transtornos psiquiátricos mais comuns no idosos
- Transtornos por uso de álcool e outras substâncias- Transtorno bipolar (humor)- Transtornos somatoformes- Transtornos de ansiedade- Demência- Demência tipo Alzheimer- Demência Vascular- Transtornos depressivos- Transtorno Delirante- Esquizofrenia
Transtorno de ansiedade – O transtorno de ansiedade é um termo que cobre várias formas de ansiedade patológica, medos e fobias e condições nervosas que podem surgir rapidamente ou lentamente durante um período de muitos anos que interferem na rotina diária do indivíduo. É em geral desencadeada por aborrecimentos sofrimentos ou perdas. Há também preocupação com o dinheiro, saúde e segurança, a falta de adaptação à aposentadoria é um fator de desequilíbrio emocional no idoso.
A ansiedade é um estado patológico caracterizado por um sentimento de temor acompanhado por sinais somáticos de hiperatividade do sistema nervoso autônomo, ela é diferenciada do medo, que é uma resposta a uma causa conhecida. Os transtornos de ansiedade começam no início ou no período intermediário da idade adulta, mas alguns aparecem pela primeira vez após dos 60 anos. Em idosos a fragilidade do sistema nervoso autônomo pode explicar o desenvolvimento de ansiedade após um estressor importante. O comportamento fica modificado e com características ligadas a personalidade de casa um, podendo ocorrer manifestações agressivas, depressão e etc. Algumas vezes podem se confundir com demência. Não podemos nos esquecer que os idosos apresentam risco de suicídio e risco de desenvolver sintomas psiquiátricos induzidos por medicamentos.