quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Anosmia

- O que é anosmia?
- Oras! Olhe no dicionário!
- Mas... não tem tal palavra lá!
- Verdade... provavelmente porque a anosmia é pouco conhecida fora do mundo científico e fora de situações nas quais se é ou se conhece o portador!

Anosmia permanente é um problema raro, raramente curável, que consiste na pessoa não conseguir sentir cheiros, podendo ocorrer desde o nascimento ou em razão de problemas psicossomáticos, traumas na cabeça, problemas neurológicos, cirurgias nasais, sinusite ou por doenças respiratórias, como rinite – situações onde há comprometimento dos receptores de odor.

Há casos em que obstruções nas fossas nasais devido a gripes, resfriados, alergias ou inflamações na língua podem fazer com que o indivíduo perca o olfato e a sensibilidade do paladar. Entretanto, esta perda - denominada anosmia parcial - ocorre por um curto período, recuperando após certo tempo.

Como a identificação de sabores mais refinados dependem do olfato, o anósmico permanente tem dificuldades quanto à identificação de certos gostos, podendo, inclusive, ingerir um alimento estragado sem perceber. Além disso, a dificuldade em perceber a presença de gases, substâncias químicas ou mesmo sentir o cheiro de fogo, pode ter como conseqüência graves acidentes.

Além dessas questões, a frustração de não se ter o prazer de sentir certos cheiros e gostos pode levar o indivíduo à perda de apetite, distúrbios alimentares e até depressão e problemas com auto-estima. Quanto a estes dois, buscar meios de se compensar estas sensações - como desenvolver atividades que envolvam os outros três sentidos - ou auxílio psicológico, podem ajudar o paciente a lidar com tais questões.

Labirintite

Labirintite é uma desordem do equilíbrio, decorre do comprometimento da cóclea, responsável pela audição, ou do vestíbulo, responsável pelo equilíbrio, partes que formam o labirinto dentro do ouvido.

A pessoa acometida pela labirintite sente vertigem, zumbido, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.

Alguns fatores como alterações bruscas da pressão atmosférica; alterações do metabolismo orgânico; doenças preexistentes, como diabetes, hipertensão e reumatismos; doenças próprias do ouvido; infecções; e problemas da coluna podem desencadear a labirintite. Estresse, ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos também podem provocar a crise.

A tontura não deve servir como sintoma de referência para a labirintite, já que outras doenças como hipertensão arterial e doenças neurológicas podem ter o mesmo sintoma.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a labirintite tem cura. É importante procurar um especialista, tomar medicação com orientação. Exercícios de reabilitação do equilíbrio também auxiliam na recuperação do paciente.

Alguns cuidados podem ser adotados pela pessoa que apresenta labirintite, com o intuito de melhorar sua qualidade de vida, tais como: não ficar mais de três horas sem se alimentar, aumentar o consumo de água, evitar café e chá-mate e bebidas alcoólicas, evitar o excesso de corantes e conservantes e caminhar pelo menos trinta minutos por dia.

Gripe do Frango

A gripe aviária, conhecida também por gripe do frango ou gripe das aves, é uma doença ocasionada por uma variedade do vírus Influenza, tem como hospedeiro as aves, que infectam diversos mamíferos. As aves expelem o vírus através das fezes, que depois de secas são inaladas, causando sintomas semelhantes aos outros tipos de gripe: febre, mal-estar, dor de garganta e tosse.

Existem quinze subtipos do vírus influenza que infectam as aves causando grandes epidemias, porém o vírus influenza H5N1 é o que representa maior rico para a saúde humana, podendo levar à morte.

O contágio ocorre através do contato direto ou indireto de aves domésticas e aves aquáticas. As aves e seres humanos são infectados pela inalação ou ingestão do vírus presente nas fezes e secreções das aves contaminadas, como tosse, espirro e corrimento nasal.

Não há indícios de que a gripe do frango possa ser transmitida de pessoa para pessoa.

Como os sintomas são similares aos da gripe comum, somente o médico está apto a realizar o diagnóstico preciso.

A melhor forma de prevenir a doença é evitar o contato com frangos em áreas onde já foram confirmados casos da doença.

O tratamento consiste apenas na utilização de alguns remédios para amenizar a intensidade e evitar novos contágios. Alguns dos antivirais disponíveis para o tratamento são o oseltamivir e seu derivado zanamivir. Vacinas contra o vírus H5N1 estão sendo desenvolvidas.

Em 2005, o surto da gripe aviária infectou pessoas no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja. Infectou aves em Laos, China, Turquia, Inglaterra, Alemanha, Grécia.