quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Labirintite

Labirintite é uma desordem do equilíbrio, decorre do comprometimento da cóclea, responsável pela audição, ou do vestíbulo, responsável pelo equilíbrio, partes que formam o labirinto dentro do ouvido.

A pessoa acometida pela labirintite sente vertigem, zumbido, desequilíbrio e algumas vezes movimentos involuntários dos olhos. Também são comuns náusea, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.

Alguns fatores como alterações bruscas da pressão atmosférica; alterações do metabolismo orgânico; doenças preexistentes, como diabetes, hipertensão e reumatismos; doenças próprias do ouvido; infecções; e problemas da coluna podem desencadear a labirintite. Estresse, ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos também podem provocar a crise.

A tontura não deve servir como sintoma de referência para a labirintite, já que outras doenças como hipertensão arterial e doenças neurológicas podem ter o mesmo sintoma.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a labirintite tem cura. É importante procurar um especialista, tomar medicação com orientação. Exercícios de reabilitação do equilíbrio também auxiliam na recuperação do paciente.

Alguns cuidados podem ser adotados pela pessoa que apresenta labirintite, com o intuito de melhorar sua qualidade de vida, tais como: não ficar mais de três horas sem se alimentar, aumentar o consumo de água, evitar café e chá-mate e bebidas alcoólicas, evitar o excesso de corantes e conservantes e caminhar pelo menos trinta minutos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário