domingo, 9 de agosto de 2009

Ansiedade nos idosos

A velhice é um período normal no ciclo vital, caracterizados por algumas mudanças físicas, mentais e psicológicas. Existem algumas alterações que não são classificadas como doenças, mas há alguns transtornos que são mais comuns em idosos como: Transtornos depressivos, transtornos cognitivos, fobias e transtornos por uso de álcool.
Fatores psico- sociais de risco também predispõem os idosos a transtornos mentais:- Perda de papéis sociais;- Perda da autonomia;- Morte de amigos e parentes;- Saúde em declínio;- Isolamento social;- Restrições financeiras e- Redução do funcionamento cognitivo (capacidade de compreender e pensar de uma forma lógica) com prejuízo na memória.
Transtornos psiquiátricos mais comuns no idosos
- Transtornos por uso de álcool e outras substâncias- Transtorno bipolar (humor)- Transtornos somatoformes- Transtornos de ansiedade- Demência- Demência tipo Alzheimer- Demência Vascular- Transtornos depressivos- Transtorno Delirante- Esquizofrenia
Transtorno de ansiedade – O transtorno de ansiedade é um termo que cobre várias formas de ansiedade patológica, medos e fobias e condições nervosas que podem surgir rapidamente ou lentamente durante um período de muitos anos que interferem na rotina diária do indivíduo. É em geral desencadeada por aborrecimentos sofrimentos ou perdas. Há também preocupação com o dinheiro, saúde e segurança, a falta de adaptação à aposentadoria é um fator de desequilíbrio emocional no idoso.
A ansiedade é um estado patológico caracterizado por um sentimento de temor acompanhado por sinais somáticos de hiperatividade do sistema nervoso autônomo, ela é diferenciada do medo, que é uma resposta a uma causa conhecida. Os transtornos de ansiedade começam no início ou no período intermediário da idade adulta, mas alguns aparecem pela primeira vez após dos 60 anos. Em idosos a fragilidade do sistema nervoso autônomo pode explicar o desenvolvimento de ansiedade após um estressor importante. O comportamento fica modificado e com características ligadas a personalidade de casa um, podendo ocorrer manifestações agressivas, depressão e etc. Algumas vezes podem se confundir com demência. Não podemos nos esquecer que os idosos apresentam risco de suicídio e risco de desenvolver sintomas psiquiátricos induzidos por medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário