sábado, 15 de agosto de 2009

O que é parada cardíaca ou cárdio-respiratória

A parada cardíaca, ou cárdio-respiratória, é uma condição na qual o coração pára de bater subitamente e inesperadamente. Quando isso acontece, o sangue pára de fluir para o cérebro e outros órgãos vitais.

A parada respiratória geralmente coincide, é precedida, ou leva a uma parada cardíaca por hipoxemia. A parada cárdio-respiratória geralmente leva à morte se não for tratada dentro de minutos.

Visão geral da parada cardíaca ou cárdio-respiratória

Para entender a parada cárdio-respiratória ajuda saber como o coração trabalha. O coração tem um sistema elétrico interno, que controla a taxa e ritmos dos batimentos cardíacos. Problemas no sistema elétrico podem causar ritmos cardíacos anormais, chamados arritmias. Existem muitos tipos de arritmias. Durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar, ou em ritmo irregular. Algumas arritmias podem fazer com que o coração pare de bater. Esses são os tipos de arritmias que causam parada cardíaca.

A parada cardíaca não é a mesma coisa que ataque cardíaco. Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo sanguíneo a parte do músculo do coração é bloqueado. Durante um ataque cardíaco o coração geralmente não pára subitamente de bater. A parada cardíaca, porém, pode ocorrer depois ou durante a recuperação de ataque cardíaco.

Pessoas que têm doença cardíaca possuem risco mais elevado a sofrer parada cárdio-respiratória. Entretanto, a maioria das paradas cárdio-respiratórias acontecem em pessoas que pareciam saudáveis e que não tinham nenhuma doença cardíaca conhecida ou outro fator de risco.

Prognóstico para pessoas com parada cárdio-respiratória

Em torno de 95% das pessoas que tiveram parada cárdio-respiratória morreram disso, a maioria em minutos. O tratamento rápido da parada cárdio-respiratória com um desfribilador pode salvar a vida da pessoa. O desfribilador é um aparelho que envia choques elétricos ao coração para tentar restaurar seu ritmo normal. Desfribiladores automáticos podem ser usados por passantes para salvar a vida de uma pessoa tendo parada cárdio-respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário