terça-feira, 16 de junho de 2009

Diabetes

O que é a diabete?

É uma alteração do metabolismo da glicose, caracterizada por deficiência de insulina ou resistência à ação da insulina.

Quais são os tipos?

Diabetes tipo 1 - deficiência total de insulina.
Diabetes tipo 2 - deficiência parcial de insulina e resistência à ação do hormônio, o que impede a retirada da glicose do sangue e sua transferência para o interior das células.
Diabetes gestacional - aparece durante a gravidez e se normaliza após o parto.

Quais as causas?

O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, ou seja, o organismo produz anticorpos que destroem as células pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina.

O diabetes tipo 2 resulta de uma interação entre predisposição genética e fatores ambientais, como, alimentação inadequada, falta de atividade física, obesidade, etc.

Quais os sintomas?

Sede excessiva, urina abundante, perda importante de peso, apesar de alimentação normal ou em excesso, fraqueza extrema, distúrbios visuais, câimbras, prurido vaginal, na mulher, e inflamação da glande, no homem (balanopostite).

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através do exame de sangue, chamado de Glicemia de Jejum (8 horas), acima de 126 mg/dL ou glicemia aleatória maior que 200 mg/dL. É necessário repetir o exame para confirmar a doença.

Que grupos de pessoas são atingidos pela doença?

O diabetes tipo 2 incide preferencialmente em pacientes obesos, sedentários, acima de 45 anos e que tenham antecedentes de diabetes na família.

Mulheres que desenvolvem diabetes gestacional também têm mais chance de desenvolver a doença posteriormente.

Qual o tratamento? Tem cura?

O tratamento vai desde medidas higiênico-dietéticas, medicações por via oral e medicações injetáveis.
Teoricamente a doença não tem cura, porém, quando ocorre perda importante de peso (ex: cirurgia bariátrica ), consegue-se a suspensão total dos medicamentos.

Existe prevenção ?

A prevenção se faz, principalmente, com atividade física regular e dieta saudável. Alguns remédios já mostraram benefício em retardar o aparecimento da doença e outros estão sendo testados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário