terça-feira, 16 de junho de 2009

Tosse

O que é a tosse?

A tosse é um sintoma decorrente de um grande número de doenças, e é uma das maiores causas de procura por atendimento médico. É importante lembrar que esse sintoma produz um impacto social negativo, uma vez que pode levar ao absenteísmo (faltas) ao trabalho e às atividades escolares, além de gerar custos com exames para o seu diagnóstico e tratamento.

Quais as causas?

Muitas podem ser as causas da tosse. Doenças das vias aéreas superiores como as rinites e sinusites podem causar tosse associada ou não a outros sintomas. Outras causas são o resfriado comum e a gripe. Além disso, uma série de doenças pulmonares pode causar tosse como a asma, que geralmente é acompanhada por sibilos (chiado no peito) e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) como a bronquite e o efisema, geralmente associados ao hábito de fumar. As pneumonias que com freqüência são acompanhadas por febre, as alergias respiratórias e outras doenças de maior gravidade, como determinados tumores, também podem levar à tosse.

A tosse pode também ser decorrente de doenças extrapulmonares, ou seja, de doenças de outros órgãos que não o pulmão como, por exemplo, o refluxo gastroesofágico. A tosse pode ainda ser causada pelo uso de determinados medicamentos, como alguns utilizados para o tratamento da hipertensão arterial.

Quais são os tipos de tosse?

A tosse pode ser aguda, subaguda ou crônica.

A tosse aguda: é aquela que tem duração de até 3 semanas. As causas mais comuns são as doenças infecciosas causadas por vírus (resfriado comum, gripe, sinusites) ou por bactérias (sinusites, pneumonias). Pode também ser a exacerbação de doenças pré-existentes como a DPOC ou a asma ou ainda em decorrência da exposição a agentes irritantes das vias aéreas (pó, produtos químicos), especialmente em indivíduos alérgicos.

A tosse subaguda: tem duração superior a 3 semanas e inferior a 8 semanas. A causa mais comum é a tosse pós-infecciosa, ou seja, a tosse que persiste após um quadro de sinusite ou pneumonia, por exemplo.

A tosse crônica: tem duração superior a 8 semanas e as causas podem ser asma, DPOC, doença do refluxo gastroesofágico (acompanhada ou não de sintomas gástricos) e várias outras doenças que devem sempre ser investigadas. Importante salientar, que em nosso meio, a tuberculose é uma doença transmissível, curável, de grande incidência e que deve ser investigada, especialmente se acompanhada por outros sintomas como febre, emagrecimento ou suores noturnos.

Como a tosse age no organismo? A tosse pode provocar outras doenças?

A tosse ocorre através de um complexo mecanismo que envolve o sistema respiratório e o sistema nervoso central e funciona como um alerta para o organismo de que algo está agredindo as vias respiratórias.

Caso a tosse não passe o que deve ser feito?

Como dissemos, a tosse pode ter muitas causas, desde um resfriado comum até doenças potencialmente mais graves como tumores. Portanto, a causa da tosse deve ser necessariamente investigada.

Qual o tratamento?

Depende da causa da tosse. As doenças causadas por bactérias, como algumas sinusites e pneumonias são tratadas com antibióticos. Na asma, são utilizados medicamentos de acordo com a classificação da doença naquele momento (intermitente ou persistente, leve, moderada ou acentuada). Quando a causa for alérgica, além de medicamentos específicos, a exposição a essas substâncias tem que ser evitada. Enfim, o tratamento vai depender sempre da causa da tosse.

As receitas caseiras contra a tosse funcionam?

Não há evidências suficientes que justifiquem o uso dessas receitas caseiras como único tratamento da tosse. O adequado é definir qual a causa da tosse e a partir disso definir qual o melhor tratamento.

Elevar o nível da cabeça em relação ao corpo alivia a tosse, na hora de dormir?

No caso da doença do refluxo gastroesofágico, associado a outras medidas como dieta e medicamentos, sim.

É prejudicial para a criança, tomar xarope sempre que estiver com tosse?

Sim, no sentido de que alguns xaropes funcionam como sedativos da tosse, mas não atuam na causa. Assim, a tosse pode eventualmente diminuir com determinado xarope, mas este pode dificultar ou prorrogar o tratamento adequado, caso se a doença que está causando a tosse persistir.

Existem dicas para aliviar a tosse durante o dia e principalmente, durante a noite?

A principal dica é investigar a causa da tosse e tratá-la adequadamente. E isso deve ser feito sempre por um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário