quarta-feira, 27 de maio de 2009

Psicologia


Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, tem como principio compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Sua etimologia se deriva das palavras psique que significa alma e logos que tem como significado conhecimento.
No século XIX, acadêmicos da época, resolveram afastar Psicologia da Filosofia e da Fisiologia, o que originou o nome de Psicologia Moderna. Passaram então a observar e a investigar em laboratórios, com o objetivo de se controlar o comportamento humano, o que acabou surgindo três teorias: o Funcionalismo (que buscava compreender como funcionava a consciência), elaborado por William James (1842/1910). O Estruturalismo (que também buscava compreender como é utilizada a consciência, mas com seus aspectos estruturais); estrutura do Sistema Nervoso Central. Criado por Edward Titchener (1867/1927), e Associacionismo (tinha como tema, que o homem aprende por associação de idéias). Criado por Edward Thorndike (1874/1949). Já no século XX, surgem mais três teorias principais: Behaviorismo nos Estados Unidos; Gestaltismo na Alemanha, que resgatou as relações da Psicologia com a Filosofia e a Psicanálise, com Sigmund Freud (1856/1939), que tem como objeto o estudo do inconsciente.
Hoje a Psicologia contribui em várias áreas, possibilita descobertas sobre o homem e seu comportamento e ou suas relações. São elas: Psicologia experimental, Psicologia da personalidade, Psicologia clínica, Psicologia do desenvolvimento, Psicologia organizacional, Psicologia educação Psicologia da aprendizagem, Psicologia esportiva, Psicologia Forense e Neuropsicologia.
A função do psicólogo é auxiliar na busca do equilíbrio entre a razão e a emoção, para que as atitudes sejam adequadas, causando assim serenidade e bem-estar.
Existem várias razões para se consultar um psicólogo, exemplo: quando não se é feliz, não dorme suficiente, perdeu o interesse por tudo, é dependente de álcool, drogas, medicamentos e etc., mas uma boa razão para se procurar o psicólogo, é se conhecer melhor, podendo fazer um teste de personalidade, que com certeza muito ajudará, para sua vivência.

Um comentário: